Conecte com a gente

📰 Colunistas

Giovane Santayana: “O Les Herbiers… quem é? Onde vive? Do que se alimenta?”

Equipe da terceira divisão enfrentará o PSG na final da Copa da França

Conheça mais sobre o surpreendente Les Herbiers
Foto: Les Herbiers, Divulgação

Um pequeno time da terceira divisão da França chamou a atenção do mundo todo na última semana ao fazer história e chegar na final da Copa da França: o Les Herbiers. Com a inédita classificação, a equipe nanica vai encarar nada menos que o PSG na grande decisão. Senhoras e senhores, anotem na agenda. Dia 8 de maio, este jogo promete, no mínimo, chamar a atenção no Stade de France. Mas vamos ao que interessa. Afinal de contas, que time é esse?

Tu está ligado (a) naquelas equipes aqui do Brasil tipo o Grêmio Barueri? Que já foi Grêmio Prudente e trocava de nome como quem troca de roupa? O Les Herbiers é mais um destes times com nomes diversos. Os caras já foram conhecidos como Alouette Sportive, Les Herbiers Sports, Entente Sportive Herbretaise e Les Herbiers Vendée Football. Sua fundação foi lá em 1919, atingindo o ápice da história 1 ano antes de completar o centenário.

A maior parte da trajetória do Les Herbiers foi em divisões regionais e distritais, e somente nos últimos anos é que a equipe atingiu o nível nacional do Campeonato Francês. Atualmente, eles lutam pela brava permanência na terceirona francesa. Para se ter uma ideia, o maior feito até então do clube havia sido o vice-campeonato da quarta divisão, no ano de 2015.

O seu estádio é o acanhado Massabiele, que abriga cinco mil torcedores e fica em Les Herbiers, na região oeste da França. A cidade de 17 mil habitantes, inclusive, nem é muito chegada no futebol. O esporte predominante por lá é o ciclismo.

Com um elenco avaliado em R$ 8 milhões, o Les Herbiers trilhou uma bela campanha até chegar na final da Copa da França, derrotando times tradicionais como o Auxerre, nas oitavas-de-final, e o Lens, nas quartas. Na semifinal, passou pelo Chambly, time que também ocupa a terceira divisão francesa.

Vamos combinar. Se tudo der certo para o Les Herbiers, o jogo termina 4 a 0 para o PSG. Mas aqui entre nós: que os caras já estão marcados na história, ah, isso estão!

Qual a sua opinião?

Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em 📰 Colunistas