Conecte com a gente

🗞️ Giovanni Andrade

Giovanni Andrade: “Zidane é o melhor treinador do mundo”

Especialista de futebol espanhol do Tá Na Súmula exalta passagem do treinador pelo Real Madrid

Foto: Divulgação, Real Madrid

Só não enxerga quem é clubista: Zidane é o melhor técnico do mundo. Com todo respeito ao Guardiola, Joachim Löw, Diego Simeone e tantos outros, não há como ser diferente. A trajetória recente credencia o francês ao posto mais alto entre os treinadores de futebol. Podemos analisar táticas, posturas, desempenhos e diversos fatores. Porém, no quesito efetividade, o aproveitamento de Zinedine fala por si só.

São 149 partidas, com 104 vitórias, 29 empates e 16 derrotas. Em três temporadas, são nove títulos: três Champions League, dois Mundiais de Clube, duas Supercopa Européia, uma La Liga e uma Supercopa da Espanha. Impressionante para qualquer profissional a frente de uma equipe. No caso de Zidane, torna-se mais espetacular por se tratar dos primeiros anos dele pelo time principal. Com início do Real Madrid Castilla, equipe B dos merengues, ele foi galgando postos, sendo auxiliar de Carlo Ancelotti, no título da Liga dos Campeões de 2013/2014 até ganhar uma chance.

Estes feitos colocam o atleta ainda mais na história do Real. Se trata do segundo técnico mais vencedor da biografia do clube, atrás apenas de Miguel Muñoz, com 14 títulos de 1960 até 1974. Considerando o tempo que levou para conquistar estes títulos, Zidane tem ampla vantagem. A média dele chega a um título a cada 17 partidas. Tem que respeitar o homem, ele mostrou que sabe o que faz.

Quem diria? Que aquele camisa 5 merengue, que jogava de terno na meia cancha, se tornaria um treinador tão fantástico quanto foi como atleta. O futebol magnifico que apresentou ao mundo de chuteira nos pés ganhou uma nova etapa agora que ele ocupa a casamata. Resta a curiosidade sobre o futuro de Zizou. A expectativa é alta após um início avassalador como esse. O importante é que essa lenda do esporte continue nos impressionar com seu conhecimento da coisa. Nós agradecemos.

Qual a sua opinião?

Mais em 🗞️ Giovanni Andrade