Conecte com a gente

🇪🇪 Grêmio

Grêmio x Palmeiras – um senhor clássico de futebol

Foto: Lucas Uebel, Grêmio

No próximo domingo, o Grêmio encara o Palmeiras pelo Campeonato Brasileiro. O jogo além de marcar o reencontro com o técnico Felipão, será mais uma partida de um dos clássicos interestaduais com maior rivalidade do Brasil.

O primeiro embate é datado de 12 de dezembro de 1936, que terminou empatado em 1 a 1, na Baixada. Já o primeiro jogo oficial entre duas equipes veio a acontecer somente 25 anos depois, em 1961.

Sem dúvida o auge da rivalidade ocorreu nos anos 1990. Qual gremista, mesmo os que eram mais novos ou sequer tinham nascido, não ouviram falar do duelo pela Libertadores da América de 1995. 

Na partida do Estádio Olímpico, o show de Jardel, os cruzamentos perfeitos de Arce e uma vitória histórica por 5 a 0. Já a partida de volta iniciou com gol Tricolor logo no início, o que parecia determinar uma classificação tranquila, mas os palmeirenses reagiram e venceram por 5 a 1. A classificação dramática foi um importante passo no bicampeonato que viria meses depois. 

Em 1996, Grêmio x Palmeiras se enfrentaram pela Copa do Brasil. Depois de perder o primeiro jogo por 3 a 1, o Tricolor precisava vencer por 2 a 0. E chegou ao gol que garantiria a vitória naquele confronto, mas que foi anulado de forma equivocada pela arbitragem.

Desfalques – Vinte e dois anos depois, os dois times vivem mais um capítulo desta rivalidade. O Grêmio está cinco pontos atrás dos paulistas e busca devolver na casa do adversário a única derrota sofrida na Arena até o momento no Campeonato Brasileiro. Renato Portaluppi não terá Éverton e Marcelo Grohe, ambos lesionados. 

O adversário terá os seguintes desfalques: Gustavo Gómez, Victor Luis, Felipe Melo e Dudu.

Texto de Marcos Koboldt

Qual a sua opinião?

Mais em 🇪🇪 Grêmio