Conecte com a gente

🌎 Copa do Mundo 2018

URGENTE: Espanha demite treinador às vésperas da Copa

Julen Lopetegui não é mais treinador da Seleção Espanhola

Julen Lopetegui é demitido da seleção espanhola às vésperas da Copa
Foto: Divulgação, Julen Lopetegui

Após ser anunciado como novo treinador do Real Madrid, o técnico Julen Lopetegui foi demitido da Seleção Espanhola. O fato do anúncio irritou demais a alta cúpula da Federação, que na figura do presidente Luis Rubiales, tomou tal atitude após reunião com Lopetegui e líderes do grupo espanhol, como Sergio Ramos, Piqué e Iniesta, nesta quarta (13). O subsituto do treinador ainda não foi definido. Em entrevista coletiva, Rubiales deixou claro o motivo pelo qual a decisão da demissão foi tomada:

“Se alguém quer estabelecer um relacionamento com alguém da Federação, tem que falar com o trabalhador e também com a Federação. É básico, porque é a equipe de todos os espanhóis, uma Copa do Mundo é a data máxima. Não podemos ficar de fora de uma negociação de um dos seus trabalhadores e descobrir cinco minutos antes de um anúncio público, fomos forçados a agir”, disse o presidente.

Reconhecendo estar tomando uma decisão muito difícil, após ouvir pedidos dos próprios jogadores do elenco da fúria para a manutenção de Lopetegui, Rubiales depositou toda sua confiança em uma nova comissão técnica, que será anunciada até, no máximo, quinta-feira. O mandatário ainda foi perguntado sobre a forma de condução do Real Madrid na negociação com o, agora, ex-técnico da Espanha:

“Eu acredito que o Real Madrid busca o treinador e busca o melhor. Eu não tenho nenhum problema com isso. A federação tem uma obrigação com a seleção espanhola”, se limitou a dizer.

Sobre a situação, dramaticamente inusitada, de sua demissão, o técnico Lopetegui ainda não se posicionou de maneira oficial. Pela fúria, Lopetegui estreou no comando técnico em 2016, substituindo Vicente del Bosque. Ao total, esteve à frente da equipe em 20 jogos, com 14 vitórias, 6 empates e nenhuma derrota, em impressionantes 70% de aproveitamento.

Antes de assumir o selecionado principal, o treinador já havia consolidado um vasto trabalho nas divisões de base da Seleção Espanhola: foi técnico nas categorias sub-19, sub-20 e sub-21. Em clubes, Lopetegui assumirá o Real Madrid a partir da próxima temporada, e no currículo conta ainda com equipes como o Rayo Vallecano, Real Madrid Castilla (espécie de equipe B dos merengues) e Porto, de Portugal.

Qual a sua opinião?

Mais em 🌎 Copa do Mundo 2018