Conecte com a gente

🗞️ Giovanni Andrade

Giovanni Andrade: “Como Arthur pode render no Barcelona”

Promessa do futebol brasileiro, a joia do Tricolor chega na Catalunha com a missão de substituir Iniesta

Foto: Lucas Uebel, Grêmio

Quem assistiu os jogos do Grêmio percebeu na hora o jogador diferenciado que é Arthur. É o tipo de atleta que dá gosto de ver por tamanha qualidade que apresenta em campo. Em um ano como profissional foi considerado o melhor volante em atividade no país, convocado para a Seleção Brasileira e há quem diga (eu sou um deles) que deveria estar na convocação para a Copa do Mundo. O Barcelona viu tudo que o garoto de 21 anos fez na Libertadores e não teve dúvida em sua contratação. O clube espanhol também exigiu a apresentação do jovem desde o início da temporada 2018-2019 e quer utilizar o jogador. Para os catalães, o goiano tem o DNA do time pelo seu toque de bola e aposta nele para uma reconstrução da equipe.

É fundamental contextualizar  a expectativa dos espanhóis com Arthur. O atleta chega com status de um novo Iniesta, Xavi ou Busquets. A explicação está na maneira como atua o ex-tricolor, em uma forma de jogo que prioriza a troca de passe e tem qualidade na transição da defesa para o ataque. Outra característica que lhe traz comparações ao trio espanhol é giro em volta do próprio corpo conduzindo a bola, lance que quebra defesa e é desempenhada por Arthur com maestria.

Nas opções para a posição, o técnico Ernesto Valverde tem Sérgio Busquets, Paulinho e Iván Raktic, sendo os dois últimos com possibilidades mais ofensivas. Dentro deste cenário, o ideal seria uma dupla com Busquets e Arthur para iniciar as jogadas e dar consistência defensiva para a equipe. Paulinho e Raktic disputariam vaga com Philippe Coutinho e Ousmane Dembélé. Messi e Suárez com vaga garantida completam a barca.

A escalação de Arthur é a certeza de ter qualidade no passe, com uma margem baixa de erros e uma saída qualificada. O que ninguém sabe é a capacidade deste prodígio do futebol brasileiro. No segundo ano fora das categorias de base, ele é uma das grandes apostas do Barcelona para a próxima temporada. Todos acreditam muito no potencial do ex-Grêmio e também curiosos em saber até onde pode chegar.

Qual a sua opinião?

Mais em 🗞️ Giovanni Andrade